domingo, outubro 21, 2012

ODE À RECIFENSE

* ANDRÉ RICELIANO

 
Márcia Maracajá em Boa Viagem - Recife, maio 2012

Morena cor de pecado
Com os cabelos jogados
Nos ombros desnudos
Transformas em absurdo
Meu dia ordinário
Minha rotina de operário
Sofreu um abuso

Quando eu descobrir um dia onde tu vives tão linda
Escreverei uma poesia do Recife à Olinda
Teu nome será meu mote
De minha fome um pote
De uma comida de sustância
Na tua mão a minha sorte
Meu matulão pra eu ir pro Norte
Pra minha vida de infância

O jeitinho doce das cadeiras de teu andar
Embelezam a vista a qualquer custo
Entre os caminhos das ladeiras até o mar
Sou o primeiro na lista de teu busto

Oh, mulata mundana ou anjo profano
Com um pedaço de pano encobrindo o segredo
Qualquer um se engana e entra pelo cano
Quando tais passando eu morro de medo

O vão da frente que me prossegue
Que sigo sem medo até que eu caia
É o mesmo chão quente que te pede
Um chinelo de dedo e uma minissaia

Com a poção de teus poros que o calor do sol desperta
Eu esqueço onde moro e perco a hora certa
Assim não há quem possa
Oh, moça das pernas grossas
Realiza meu desejo
Vamos ali para aquele emprensado
Para a gente ficar agarrado
E eu te lascar um beijo!
 
***
 
André Riceliano em seu poema dialoga com a Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, realçando o costume despojado das mulheres recifenses, praieiras, solares, de calçar chinelo de dedo e vestir minissaia, nem sempre a caminho da praia, nem sempre nas ruas venezianas brasileiras, mas também nas ladeiras irmãs da cidade das águas.
 
Descrição idealizada da mulher ao vento - livre -, dicotomia - anjo e diaba, quente e suada,  morena na pele ou no espírito. Para o olhar do poeta, a imagem da mulher recifense.
 
Sou recifense, a mulher recifense é mesmo assim.
 
 
* André Riceliano Melo, segundo descrição apresentada em seu perfil no Recanto das Letras, considera-se um bom moço. Surubinense- Recifense, é poeta que traça as linhas de seu destino em versos.  O poeta ainda compõe, musica suas letras e as têm cantadas em vídeos no youtube! 
 
E aqui para ouvir:
 
 
 
 
Enviado ao Recanto das Letras por André Riceliano Melo em 22/05/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições