domingo, dezembro 16, 2012

SOB AS MAIS PURAS ENERGIAS

 
Ainda não havia escrito a respeito da minha defesa de monografia. Deixarei que outras "vozes" falem por mim, uma vez que todas elas participaram da tessitura desse texto.
 
Algumas transcrições de postagens no facebook serão coladas nesse post para isso. 
 
Desde já, agradeço a todos que estiveram na torcida pela finalização desse trabalho.
 
Cheiro grande!

 
 
Por Mika Costa ( Mikaelle Costa ):
 
GOSTARIA DE DEIXAR AQUI MINHA EMOÇÃO DE HOJE GANHAR UM PRESENTE, UM PRESENTE QUE ME SERVIRÁ PARA A VIDA INTEIRA (TENHO CERTEZA): A DEFESA DA MONOGRAFIA DE MÁRCIA MARACAJÁ!!!
SÓ POSSO DIZER QUE FOI LINDO E PERFEITO TODO AQUELE MOMENTO: A DESENVOLTURA DE MÁRCIA, SUAS PALAVRAS BEM SOLTAS, LEVES, FUNDAMENTADAS, TEORIZADAS, EMANADAS, ENERGIZADAS (ETC, ETC, ETC) E TAMBÉM TODO O CONTEÚDO A QUAL ELA DEFENDIA ("O CORPO COMO UMA MÍDIA DIZÍVEL...", TENDO A PERFORMANCE COMO "LOCUS" E O GRUPO LITERÂNIMA COMO OBJETO DE ESTUDO - O QUE IMORTALIZOU O NOSSO GRUPO. E PARA ACRESCENTAR, VEIO A PÓS-DRA. GRAÇA GRAÚNA (QUE FAZIA PARTE DA BANCA, JUNTO AO PROF. DR. NILSON PEREIRA DE CARVALHO E PROFA. DRA. MARCIA FELIX - ORIENTADORA DO TRABALHO) INICIANDO SUA FALA NAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MONO, DIZENDO QUE "HOJE, MEU ESPÍRITO CHEGOU AQUI ANTES DE MIM"! NOS DESMONTANDO, DESAUTOMATIZANDO E ESPIRITUALIZANDO COMO NUMA ESPÉCIE DE RITUAL. A SABEDORIA, A LEVEZA, A PAZ, O ENCANTAMENTO E A ESPIRITUALIDADE INDÍGENA ALI PRESENTES REUNIDOS EM UM ÚNICO SER, FIZERAM-ME CHORAR (NA VERDADE, EU JÁ ESTAVA ANTES, QUANDO MARCINHA JÁ IMORTALIZAVA O LITERÂNIMA) E TER AINDA MAIS FÉ NAQUILO QUE SINTO, NAQUILO QUE CHAMO DE INTUITIVO, COISA TÃO IMPORTANTE PARA OS ÍNDIOS COMO A PRÓPRIA GRAÇA GRAÚNA NOS REVELOU. PUDE COMPROVAR MAIS DO QUE NUNCA A IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS, DA POESIA E DAQUELES QUE LUTAM PARA MOSTRAR A CHAMADA UTOPIA QUE A POETICIDADE NOS LEVA, NOS ENVOLVE. A COISA MAIS FORTE E LINDA QUE PUDE OUVIR HOJE FOI "PARA NÓS ÍNDIOS, A PALAVRA É NOSSA FORTALEZA" E CLARO QUE DITA PELA MARAVILHOSA GRAÇA (ACHO QUE GAMEI NELA), UM CASAMENTO PERFEITO COM A POESIA DE MÁRCIA MARACAJÁ, COM O TRABALHO E LUTA DA MINHA MÃEZINHA MARCIA FELIX E DO GRUPO LITERÂNIMA, OU SEJA, O UNIVERSO CONSPIRAVA PRA ESSE MOMENTO DE HOJE, PRA QUE TUDO ISSO ACONTECESSE... ASSIM FOI!
FOI LINDO, FOI COMO GANHAR UM BANHO DE MAR QUE HÁ MUITO TEMPO VENHO DESEJANDO. ESTOU LEVE E QUERENDO MAIS AINDA VOAR. ESTOU FELIZ PELA MINHA AMIGA E IRMÃ MARCINHA POR ESSA VITÓRIA, POR ESSA CONQUISTA, POR ESSE FILHO QUE ACABA DE NASCER E CRESCERÁ E NOS DARÁ FRUTOS, JÁ QUE ESSA MONO VIRARÁ POR DECISÃO DA BANCA, UM LIVRO; SEM CONTAR QUE MUITA COISA PARTIRÁ DO QUE FORA ESTUDADO NESSE CONTEXTO DE PERFORMANCE E EDUCAÇÃO QUE MARCINHA TRATOU EM SEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. ESTOU TAMBÉM APAIXONADA POR GRAÇA GRAÚNA, QUE QUEBRANDO TODO AQUELE MAU CONCEITO QUE MUITOS REVELARAM E REVELAM, ALGUNS ATÉ ALUNOS SEUS, QUE COM CERTEZA NÃO CONHECEM METADE OU PARTE DO QUE É A PESSOA GRAÇA, DO QUE É O SER HUMANO ALI, DO QUE É O ESPÍRITO, A GENIOSIDADE, A QUE GERA E FORMA CONHECIMENTO E NEM SABEM O QUANTO TÊM A PERDER(...)
ESTOU FELIZ POR TUDO TER DADO CERTO. AGORA É UMA NOVA ETAPA PRA MARCINHA E TAMBÉM AGORA É HORA DE PENSAR NA MINHA MONO, QUE PARECE DE ROSCA, MAS AGORA ESTOU INSPIRADA DE TODOS OS JEITOS, FORMAS E TAMANHOS PRA QUE POSSA VIR AO MENOS COMO UM TRABALHO LEGAL...
AH, MINHA GENTE, SÓ POSSO DIZER QUE QUEM NÃO FOI PERDEU E PERDEU MEEEEEESSSSMOOOOOO! QUE PRESENTE, QUE PRESENTE MARAVILHOSO... AH, LEMBRANDO QUE GRAÇA NOS DEU UMA PENA DE PAPAGAIO FÊMEA DE SEU POVO COMO UM PRESENTE DE NATAL INDÍGENA, QUE NOS ATRAI SORTE E FELICIDADE. ENTÃO, PERDERAM MESMO!
DEIXO AQUI ESSE RELATO EM NOME DA MINHA FELICIDADE, DESSE ENCONTRO QUE O UNIVERSO CONSPIROU, EM NOME DA GRANDEZA DE MARCINHA QUE MERECE TUDO ISSO QUE ELA CONQUISTOU E CONQUISTARÁ SEMPRE E EM NOME DA FÉ NAQUILO QUE ACREDITAMOS, NAQUILO QUE SENTIMOS...
 
A poesia se manifestando na escrita de Lidiane Leite:
 
Deus existe, é Deus todas as boas energias... emanando sentimentos positivos, todo o verbo que nos embala e faz sentir bem... hoje pela manhã senti-me num único momento por diversas vezes abençoada, tendo a vida como dádiva por apenas e por tudo isso: ver, ouvir, sentir, pensar, num encontro dos deuses que regeram estranhamento e intuição pelas forças natureza a mestres que se alternam entre serem também pessoas normais. 
O que falo, do que falo?! Parecerá uma floresta, mas é a natureza; parecerão feras - Carvalho, Graúna, Félix, Maracajá e o são, mas são pessoas, pes-so-as que vivem da melhor forma que podem viver e fazem o seu melhor bem para o bem dos que os rodeiam!!!
Uhuu!!! Viva a Vida!

Postagens no Facebook, em 14 de dez 2012.


Poesia e performance do cotidiano no Blog de Graça Graúna, acesse: http://ggrauna.blogspot.com.br/2012/12/poesia-e-performance-do-cotidiano.html



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições