domingo, junho 02, 2013

MEUS DOMINGOS COM POESIA

 
Há alguns meses, tenho feito de meus domingos um encontro saboroso com a poesia. Não que antes a poesia nos domingos inexistisse, fosse dar uma volta e me deixasse. O fato é que como não frequento igrejas, templos, casas de oração, dediquei-me a visitar os domingos poéticos como missão, compromisso firmado e encontrado nas letras e na alma de outros poetas. Uma rotina que venho cumprindo sem sofrimento (eu que sou aquariana com ascendente em sagitário, toda vento, marcada pela inquietude e pela liberdade de se ser), me dou a esse prazer, de parar e ficar pela poesia. E aos domingos é o que tenho feito.
 
Convidada por Natanael Jr., editor do Blog DOMINGO COM POESIA, tenho feito parte dessa consagração a que todos nós, fieis amantes dessa arte, permitimos nos entregar, abrindo os braços e acolhendo, recebendo e compartilhando o que é nos dado e não podemos represar. A poesia está para quem a ela se permitir sem intenção de com ela escravizar. E por isso mesmo acredito que o trabalho do DOMINGO COM POESIA destaca-se no cenário pernambucano, nacional.
 
É tardio meu comentário, mas oportuno. Enquanto eventos vários são executados em torno da poesia aqui em Pernambuco, trabalhos como os do Blog DOMINGO COM POESIA - que recebeu premiação nacional do TOP BLOG BRASIL 2012, concorrendo com 18 mil blogueiros inscritos, colocando-se no 2º LUGAR da categoria LITERATURA, e único blog nesta edição a representar o Nordeste - fica de fora da cena literária, das rodas, dos encontros, e Pernambuco se perde nas mesmas rodas, no redemoinho evocativo dos egos suplicantes, da confusão dicotômica e silenciosa  a quem devem os merecidos(?) lugares nas cadeiras, tamboretes e afins atribuídos aos poetas/escritores(com livro ou não), se dirigidos aos intelectuais certificados com graduação nivelada em alto nível, aos seus próximos (nem tantos assim), ou aos poetas soltos por aí e que libertam a sua poesia.
 
Vejo muita gente se endividar pela publicação de livros, que sem o impresso fica difícil de fazer e falar de poesia. Ouço muita gente dizer que escreve poesia. Até saem na mídia (várias delas), acho interessante. Legal. Mas onde está a poesia, além das panelas? Tem poeta que nem sequer tem livro,  nem um folhetinho distribuído, não compartilha nenhuma poesia pra gente, sedentos leitores, apreciadores da poesia e de conhecê-los, e estão fazendo cena. É intrigante... ai ai Pernambuco...
 
Mas, eu vim aqui pra falar da poesia LIVRE, hermana, despanelada, agregante, companheira na luta pela democratização das ideias. Vim falar de poesia não para autopromoção, vendagem de livros, nem pra ganhar uns trocados e subir num pedestal, mesquinharia que coopta sutilmente quem luta por um espaço pra falar do que acredita, mas se troca por um pouco que parece muito, esquecendo os seus iguais.
 
Meus domingos têm sido de poesia, já falei, e por isso mesmo escrevo esse texto, para agradecer ao editor do Blog DOMINGO COM POESIA por inserir a poesia pernambucana no cenário nacional como ele tem conduzido tão bem. Agradeço por divulgar meu blog e minha poesia, que deixa de ser minha a partir do momento em que solto pro mundo, assim como a de colegas e gente brilhante que tem feito poesia com essa alma nossa, gratuita.
 
Fica aqui registrado o meu apreço pelo trabalho do DOMINGO COM POESIA, na pessoa de Natanael Jr., e desejo de vida longa e sucesso para a renovação de outras conquistas, que certamente estão por vir.
 
Meu abraço fraterno e minha poesia.


Márcia Maracajá

PRÊMIO TOP BLOG BRASIL - SP/2012
Thiago Augusto e Natanael Lima Jr (Editor do Blog DOMINGO COM POESIA)
 
 
Para ler matéria completa sobre a cerimônia de premiação do Blog DOMINGO COM POESIA,  conferida pelo TOP BLOG BRASIL 2012 acesse aqui :  http://www.domingocompoesia.com/2013/01/top-blog-brasil-premia-os-blogs-mais.html
 


 

3 comentários:

  1. Pô Márcia, muito feliz por suas palavras e energia. Trabalhamos para democratizar este espaço e divulgar literatura com conteúdo aos Hermanos pernambucanos, brasileiros e do mundo.
    Viva a Vida e viva a poesia!

    Natanael Lima Jr
    Editor

    ResponderExcluir
  2. Aproveitemos a internet para quebrar as barreiras que escondem tantas belezas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um viva à liberdade de opinião e à internet, espaço democrático e libertador!

      Excluir

Contribuições