quinta-feira, dezembro 06, 2012

OFICIALIZANDO CASAMENTO DE ANOS E JUNTO PARINDO NOVA CRIA



Quem esteve próximo esses 4 anos sabe o porquê de tanta celebração pela conclusão desse curso. Há razões pessoais por trás disso, sim, mas o próprio percurso dessa especialização já valeu por qualquer programa intensivo de resistência física, mental e espiritual.
 
O curso que deveria se realizar em no máximo 15 meses se estendeu de 2008 até aqui, e eu SOBREVIVI. Porque não podia pagar um curso particular ( e cheguei a pagar todas as cadeiras de um e não entregar a monografia por falta de verba e orientador, já que devia a faculdade). Porque assumi minha filha integralmente, isso me limitou, inclusive no trabalho e nos estudos, fazendo-me optar por cursos à distância ( fiz mais dois bem sucedidos, um pela UFPE, o GDE e também um profissionalizante). Porque entendia não estar madura para o mestrado ainda ( muitos de meus colegas do Mídias abandonaram o curso assumindo o mestrado, a maioria fora de Pernambuco.)
 
Os relatos dos colegas são muito semelhantes. Desestímulo. Impaciência. Etc etc etc. Passei demais por isso. Porém, de algum modo tive sorte durante esse percurso. Conheci tutores maravilhosos, com quem estreitei laços de afinidade. Rebeca Freitas, obrigada pela paciência! (nesse período minha filha teve broncopneumonia, na escola onde trabalhei não tive apoio algum para acompanhá-la, ainda bebê, e Rebeca foi uma mãezona pra mim). Juliano Bandeira, grata pela atenção. A coordenação do Mídias, que atendeu minhas solicitações de orientação com a professora Drª Marcia Felix, permitindo minha orientação no pólo Agreste Meridional da UFRPE.
 
E como eu não acredito em coincidências, mas em ENCONTROS, ao chegar aqui em Garanhuns tudo me levou à UAG, e Marcia Felix abraçou o meu trabalho e a mim com confiança irrestrita, o que agradeci muito ao universo, pois isso não é algo comum de se acontecer, principalmente no meio acadêmico.
 
Depois encontro a Graça Graúna, que vem a compor a banca examinadora. Docente da UPE com a qual paguei uma cadeira na UFPE de Cultura Brasileira. Pessoa e escritora que admiro demais. E o Nilson Carvalho, putz. Tremo de pensar, um artista que enriquece a grade de docentes da UAG-UFRPE, com uma puta sensibilidade artística, experiente em teatro.
 
Além, é claro, das pessoas que estão nesse trabalho, os integrantes do LITERÂNIMA, os amigos que me fortalecem com mãos, palavras, positividade, orações. Minha família...
 
Pra mim esse curso tem sabor de vitória, de conquista, de presente conquistado com suor e lágrimas, e poesia entre tudo isso, porque sem ela eu não aguentaria nada nada.
 
Quem puder estar lá, em presença física ou pensamento, esteja! Isso tudo é pra ser compartilhado!
 
Abraços e cheiros! Muitos!!!




 

Um comentário:

  1. Marcia, muito grata pelo carinho e atenção. Estou aqui,alhures, sempre para o que der e vier. Parabens pelo blog, pela beleza do trabalho monográfio. Foi um prazer compartilhar a banca com o Nilson e a Marcia Felix.
    Feliz Natal e 2013!

    ResponderExcluir

Contribuições