domingo, dezembro 02, 2012

CAMPO DE VARAIS – PERFORMANCE DO GRUPO LITERÂNIMA

Gislainy Nascimento


Sob a direção de Geibson Emanuel, “o recital performático apresenta de forma intimista a mulher e seus amores, angústias, desejos e prazeres, por meio de um corpo/voz-imagem performatizados.”
 
 
Difícil traduzir em palavras o que senti ao assistir o grupo LITERÂNIMA* incorporar textos meus.  As imagens ainda estão muito nítidas e marcantes para mim.
Além de mim, muita gente saiu do recital emudecido. A plateia chorou, surpreendeu-se, inclusive eu, que em muitos momentos não reconheci meus escritos, tão livres e incorporados pelos atores-performers.
O recital terá reprise em 12 de dezembro próximo, apresentando-se durante a programação do JEPEX, na UAG.

Transcrevo aqui comentário tecido e publicado no facebook pelo professor Nilson Carvalho, docente da UAG, que com prioridade descreve o que captou do recital Campo de Varais. Posteriormente, seguem imagens do grupo nos momentos antecedentes à apresentação.
Precisa e emocionante concepção artística de "Campo de Varais", baseado na obra poética de Márcia Maracajá Guarani-kaiowá. Dirigido por Geibson Emanuel, o espetáculo apresentado na I Mostra de Arte e Cultura Popular na UAG conduziu o público a emoções que perpassam os poemas, com uma bela oportunidade de se deliciarem da arte teatral genuina. Atores concentrados e com a medida das falas na tonalidade intimista, uma produção técnica na medida de iluminação e sonoplastia, tudo, enfim, concedeu beleza, diante da tensão necessária para celebrar a poesia que olha o mundo de maneira envolvente e tocante. Produção de Márcia Felix, amiga que agora festeja, com louvor e aplausos, o sucesso do evento sob sua coordenação. Foram dois dias de “vergência” e puljança da arte. Imsso me fez muito feliz!” Nilson Carvalho
FICHA TÉCNICA RECITAL CAMPO DE VARAIS
Atores: Ana Patrícia, Emanuela Domingos, Fabiana Vital, Geibson Emanuel, Gislainy Nascimento, Lidiane Leite, Marcos Saraiva, Mikaelle Costa, Gabriela Anchieta.
Equipe Técnica: Elielma Souza, Erico Monteiro,  Gorete Teixeira, Sílvia Rosana, Verônica Souza.

Direção: Geibson Emanuel
Adaptação/Figurino/Cenário: Grupo Literânima

Textos: Márcia Maracajá
Produção: Márcia Félix
 
*Projeto de Pesquisa e Extensão Poesias Utópicas da UAG – UFRPE, coordenado pela professora Márcia Félix.
Parte do Elenco: Fabiana Vital, Mika Costa, Marcos Saraiva e Gabriela Anchieta
 


 

Um comentário:

Contribuições