quinta-feira, setembro 20, 2012

LITERÂNIMA NA I BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO AGRESTE



No dia 12 de setembro participou da I Bienal Internacional do Livro do Agreste, na Praça Guadalajara, Garanhuns - PE, o grupo de pesquisa e extensão de Poesias Utópicas da UAG - UFRPE, o Literânima, orientado e coordenado pela professora Drª Márcia Félix, também coordenadora do curso de Letras dessa instituição.
 
O grupo, que teve como colaborador em linguagens teatrais o aluno da IFPE Garanhuns, Geibson Emanuel, e participantes de cursos de Letras, Pedagogia e Mídias na Educação, desenvolveram uma Performance Literária baseada na obra Casulo das Almas do escritor César Monteiro, conhecido na região e figura importante no cenário literário de anos onde a Literatura em Garanhuns circulou em impressos organizados por jovens escritores, dentre os quais ele se insere.
 
Ao final da performance o escritor Adelmo Camilo, que fez parte do movimento de distribuição do impresso literário junto a César Monteiro, teve seu momento de fala para discutir um pouco da obra do escritor homenageado.
 
A atividade desenvolvida por este grupo começa a ganhar proporção e visibilidade no cenário da Literatura e da Performance, objeto de estudo de minha monografia. Tal trabalho de pesquisa é uma iniciativa inovadora e de peso numa universidade pública que visa formar educadores para uma nova era da linguagem.
 
Parabéns a todos os componentes do Literânima, à Geibson Emanuel pelo trabalho corporal e teatral e à professora Márcia Félix pelo trabalho de pesquisa e crença numa educação crítica, libertária e prazerosa. 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições