domingo, setembro 23, 2012

GARANHUNS AMANHECIDA EM DOMINGO POÉTICO


Ilustração do livro A Árvore Gernerosa, de Shel Silverstein, Literatura Infantil, tradução do escritor Fernando Sabino, edição da Cosac Naify.


Hoje Garanhuns amanheceu mais poética. E as árvores são a razão disso. Por quê? Vou explicar-lhes.
Há algum tempo, li num blog desses que nos acordam para boas ações, que poderíamos fazer da poesia um instrumento de defesa desses seres magnânimos, generosos, as ÁRVORES.
A ideia partiu do poeta Marcelo Rocha, que iniciou um Projeto em Governador Valadares - MG, UM POEMA EM CADA ÁRVORE. Foi tão apreciada e eficaz, que hoje várias cidades já aderiram ao projeto e no Dia da Árvore plantam poemas em árvores, com intuito de promover a Literatura e, o mais importante, preservar as árvores por meio de mensagens que seguem juntas aos poemas.
Ontem, no fim da tarde, o grupo de pesquisa e extensão da UAG - UFRPE de Poesias Utópicas, o Literânima, e o Coletivo Artis Anima, unidos, abraçaram a ideia, leram poemas para as árvores e distribuíram nas árvores da cidade de Garanhuns poesias, para conscientizar e despertar o olhar cuidador e poético dos transeuntes, dos namorados e amigos que costumam conversar nos bancos das praças ou do comércio. 
Nossa ação  também contou com a presença de crianças. Nessa 1ª  edição distribuímos mais de 60 poemas! E já temos prevista uma próxima edição.
Durante a "plantação" dos poemas nas árvores, alguns de nós fomos abordados, os passantes perguntavam curiosos do que se tratava os papéis e recebiam explicações. Depois seguíamos e o pedestre contemplava a poesia. Registramos tudo! (imagens seguem abaixo)
Foi um momento lindo, que repetiremos com mais frequência, certamente.
Hoje Garanhuns amanheceu mais poética. As árvores oferecem poesias. Alimentemo-nos desses frutos!  Um VIVA as árvores !!!

Bom domingo a todos!

Os copistas - escolha dos poemas
Concentração para a distribuição
Pelas ruas que andamos, procuramos encontrar ÁRVORES
A 1ª árvore felizarda, Mika Costa declamando poesia para a árvore
Wanderlândia plantando poesia. De fundo o prédio do Centro Cultural
Eu e Juju plantando poesia
Helena e Aimê plantando poesias
Geibson e Jaime plantando poesias
Felipe e Wardelândia plantando poesia
Mika e Gi plantando poesia
Márcia Félix plantando poesia
A poesia VIVA!!! 
 VIVAS às árvores!!!    VIVAS à poesia!
 
 
 
 Somos passarinhos parceiros do Instituto psia, disseminando boas ideias.
 
Acessem a página do Instituto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições