domingo, agosto 12, 2012

CARINHOS DE MEU PAI


Lembro de minha infância
Dos dias de chuva
De quando largava da escola
E saia em disparada para a queda d'água
Ao lado do edifício em que eu morava

Lembro do cheiro de terra molhada
Das tanajuras voando aos montes
No campo de futebol de fronte ao prédio
E das crianças correndo atrás delas
Com sacos plásticos e latas de leite vazias

Lembro da rua enfeitada para as festas juninas
Do meu pai pendurando as bandeirinhas por toda ela
Da fogueira, da mesa - enorme mesa com quitutes
E, principalmente, da quadrilha
Organizada durante todo o mês antecedente
Tendo papai por organizador

Lembro de tanto...

Dos passeios em cima do jipe
Dos almoços de domingo
Dos chiliques de papai
Com suas manias de perfeição
Dos ensinamentos diários e sem hora certa

Mas, não lembro dos seus carinhos
Dos carinhos que tocam sem ser através de palavras,
Gestos ou momentos inesquecíveis,
Como todos os que descrevi

Esforço a mente, porém, inultimente encontro
No baú de minhas doces recordações
Um carinho dele(...)
Os carinhos de meu pai
Pai que me acarinhou em toda sua vida
Com lições belíssimas e caras.

***

Trecho de texto escrito entre 2000 e 2003, para meu pai José Carlos Pereira, que como pai nunca se ausentou de seus compromissos em minha formação humana, dedicando-me amor, durante os anos em que tivemos a oportunidade de sermos presentes um para o outro nesta vida.
No dia em que fez a volta pra CASA, levou-me na garupa de sua moto à escola, e aquele "passeio" ainda é nítido e presente em mim  ao trazê-lo para cá onde estou agora. Despediu-se de mim levando-me à escola... uma linda despedida e lição deixada por alguém que valorizava o esforço, o estudo e a dignidade humana. Este foi e é o meu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições