domingo, julho 08, 2012

SOLTEM OS PASSARINHOS !!!



Eu e minha filha, Júlia, desde que chegamos à Garanhuns, procuramos estabelecer uma rotina que nos tire da rotina dos fins de semana, podendo até ser uma atividade programada, mas que nos surpreenda pelas novidades. 

Até encontrarmos o ritmo certo para isso, tivemos nosssos momentos de conflitos. Nem sempre o tempo dela encontrava-se com o meu, e vice-versa. Aos poucos fomos acertando nossos ponteiros.
Descobrimos que nosso programa de fim de semana predileto é ir à feira livre de domingo. Amamos o cheiro das frutas, verduras e o aroma de folhas no ar, e eu aquele calor humano, idas e vindas de pessoas, coloridos, vozes, sons, animais soltos, e a pesquisa de tenda em tenda para escolher o melhor alimento, o menor preço.  Tudo com calma, preparação. Filtro solar antes de sair de casa. Cantil cheio d'água. 

Ocorre que hoje aconteceu algo diferente. Tomamos outro sentido e nos deparamos com uma calçada cheia de passarinhos engaiolados para venda. Os grandes custando R$ 5,00 e os filhotes R$ 3,00. Olhei para ela e perguntei: "Quer um?" E ela levantou os olhos, tristes e ao mesmo tendo confortados porque iríamos tomar uma atitude acertada. "Qual você escolhe?" Ela apontou pros menores, indecisa, de tão emocionada que estava. O vendedor perguntou como levarímos. Respondi que na mão. Ele retirou o filhotinho e pôs nas mãos dela, e tomamos o rumo sentido às árvores que davam para um campo aberto.

Recomendei que conversasse com ele antes de soltá-lo. Ela aproximou-o da face e beijou sua cabeça pequenina e o libertou. O passarinho voou para um galho ainda próximo e nos olhava intrigado. Nós nos despedíamos dele, felizes. E Júlia desejou soltar todos os restantes, ainda que consciente de que não tínhamos mais dinheiro para isso. E sugeri que ela fizesse uma campanha. Ela animou-se. 

Assim começa a nossa campanha SOLTEM OS PASSARINHOS!!! Uma vez que não existe fiscalização nas feiras, nós, enquanto pudermos ajudar, faremos a soltura, mesmo que paga, desses seres inocentes que são livres por natureza e que merecem continuar como tal, longe das gaiolas.
Questiono-me aqui se o IBAMA realiza fiscalização frequente nas Feiras Livres de Garanhuns e adjacências, e se existe algum projeto das universidades, sobretudo as que lidam com os cursos voltados para o manejo de animais, projetos estes que contemplem a fiscalização da venda proibida de animais silvestres, pois não vejo apenas o IBAMA como agente fiscalizador dessa questão que qualquer um de nós pode fiscalizar e denunciar.

Sei que o costume de engaiolar passarinho é comum, sobremaneira nos interiores de nosso país, contudo  não vejo investimento em campanhas que contemplem esta questão. Acho até que para uma cidade que tem como codinome CIDADE DAS FLORES as autoridades deveriam promover uma campanha para a soltura imediata dos passarinhos, contribuindo para a polenização e facilitando o desabrochar de suas belezas naturais.

Bom, eu e Júlia iniciamos a campanha. Amigos e interessados em ajudar a soltar os passarinhos, contribuam como puderem, acionando os órgãos regularizadores de vigilância ambiental ou com o valor acima informado para nós soltarmos os passarinhos no próximo domingo, 15 de julho, no período da manhã. Pensamos em libertá-los em um parque arborizado e florido. 

DISSEMINEM ESTA IDEIA e 
EXIJAM DAS AUTORIDADES UMA ATUAÇÃO EFETIVA PARA ESTE CRIME

***

Dos Crimes contra a Fauna  

Art. 29.  Matar,  perseguir,  caçar,  apanhar,  utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão,  licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:  
Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.  
§  1º.   Incorre nas mesmas penas:  
I -  quem impede a procriação da fauna,  sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida;  
II -  quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;  
III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida licença, permissão ou autorização da autoridade competente.  
§ 2º.   No caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena.  
§ 3º.  São espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas,  migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou em águas jurisdicionais brasileiras.  
§ 4º.  A pena é aumentada de metade, se o crime é praticado:  
I - contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção,  ainda que somente no local da infração;  
II  - em período proibido à caça;  
III  - durante a noite;  
IV - com abuso de licença;  
V - em unidade de conservação;  
VI - com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em massa.  
 
  

2 comentários:

  1. Linda atitude! Lindo texto! Feliz por ainda existir pessoas assim...<3 Tenho a bênção divina de desfrutar de uma infinidade de cantos, que parecem gargalhadas familiares e me fazem rir do nada no quintal de casa, até quando estou atarefada, e não preciso de nenhuma gaiola p/ tal. A maioria das atitudes humanas é muitas vezes incompreensível... Não gostar de gaiolas, mas gostar de engaiolar é apenas um exemplo. Pode contar comigo, mas é preciso deixar o vendedor ciente da situação, ou seremos investidores de um ciclo vicioso. Parabéns!!!Ah! Darias uma excelente bióloga. ;) :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Márcia. Tudo em paz? Cheguei a este blog pela Mostra do nós pós. Feliz de reconhecer-te. Interessante que quando vi seu perfil no Nos Pos e resolvi procurá-la não sabia que moravas em Garanhuns. Também me mudei com a família para Garanhuns à pouco. Sobre a questão do post, há um endereço bem legal com campanha para o pacto pela vida animal, envio a seguir. Podes te inscrever, divulgar e entrar em contato com a idealizadora, Dra Nely, Delegada do Meio Ambiente em Recife que tem trabalhado muito por essa questão e tem buscado parecia no interior do estado. Vale também reunir os grupos em Garanhuns e conversar, etc. Vamos tecendo. Parabéns pelo, blog, trabalho, texto e poemas. Curti demais. Abraços e paz. Deyvid
    http://www.pactopelavidaanimal.com.br/

    ResponderExcluir

Contribuições