quinta-feira, dezembro 08, 2011

SALVE MINHA MÃE



Orixá das águas doces
Que correm para o mar
Maternal
Livre
És tu, minha mãe
Iemanjá

Chamam-te Janaína
Inaê
Rainha, princesa, 
Senhora do mar

Mãe d'água,
Sereia,
Iara
Também podem te chamar

Sua força vem das águas
Represadas ou correntes
Gerando, parindo 
E limpando a quem te buscar, toda gente

Senhora minha mãe,
Salve a tua beleza, tua força, tua nação
Salve teus filhos, minha família,
Daqui te oferendo flores
Com amor, sua filha,
A ti toda minha gratidão.

***
Conta a lenda deste orixá que Iemanjá é de água doce como Oxum. A propósito, Iemanjá é mãe de Oxum. Iemanjá ganhou, antes da morte de sua mãe, uma garrafa, e a mãe orientou-lhe que em situação de perigo sua filha a abrisse. Com a quebra acidental desta garrafa, a água ali de dentro fez nascer um rio. Assim, este correu para o mar, onde sua mãe se encontrava a esperá-la.

**
Como renascida, hoje, senão dia de festa, dia de Iemanjá, presente recebi esta manhã. Gargalhadas e lágrimas lavavam meu espírito, livre, LIVRE! E o sol, me saudava, convidativo, lá fora mar azul-piscina. Mais tarde hei de me banhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições