terça-feira, dezembro 27, 2011

MINHA RECIFE

PÁTIO DE SÃO PEDRO
Foto de Leão Barros e Sandra Augusta

Olho para minha Recife já com saudosismo. Coração aflito, de quem vai deixá-la, como um filho que deixa a mãe para trás, seguindo seu destino, sabendo ser longa sua partida.

Ando por minha Recife e tento reter os cheiros, o calor das pessoas que cruzam por mim na rua da Praia, nas ruas estreitas que dão no Pátio de São Pedro, no Cais de Santa Rita, na Dantas Barreto, e alargam meu coração estufado de lembranças.

O Mercado de São José exala aromas de ervas. Apresso o passo para não perder a hora no calor da hora das duas da tarde. E já no fim deste dia, ao cair da noite, costuro o trânsito enlouquecido que nada tem a ver com aquelas imagens, cheiros, sons, que me trazem as sensações do dia ensolarado.

Deixo minha Recife na certeza de que o melhor dela vai comigo, e onde estiver encontrarei lugares que correspondam este sentimento que me despertam os prédios construídos em pedras antigas, carregados de histórias que minha alma pode ler.

Levo minha Recife, os rios que lhe banham, o açude, suas árvores e praças majestosas, o mar da praia de Boa Viagem, o Paraíso, os mangues, as pontes, certa de que o que vou levar ninguém poderá mexer, derrubar, destruir, apagar.

Minha Recife, preservada, e seus arredores, todos protegidos, dentro de mim.

***

Nem abandono, nem tristeza. Batendo asas.

Feliz 2012 a todos!!!

*
Texto de 17 de novembro de 2011.

2 comentários:

  1. Que lindo Márcia, lindo texto. Vc vai se mudar? Que Deus lhe abençoe onde vc estiver, na sua nova vida, nos seus novos planos. Um grande beijo. (Ruth- estudamos juntas na UPE)

    ResponderExcluir
  2. Rutinha, claro que lembro-me de vc! Que a luz divina cubra vc e sua família com saúde e prosperidade no ano vindouro!
    Um abraço fraterno!

    ResponderExcluir

Contribuições