quinta-feira, julho 28, 2011

A VOZ DA POESIA / BOM DIA MUNDO

















A VOZ DA POESIA

Escuta!
A cidade fala
Sem sussurro, sem pudor
Assim, meio escandalosa

É tempo de poesia!

É tempo de embelezar
Dar graça
As coisas do dia-a-dia
Reclamando ajustes
Lembrando outrora
Onde julgávamos melhor

Escuta...
Se esforce!
Ela paira e espirituosa
Traça como deuses
Nossos destinos

Sou filha dessa brisa escandalosa
Que me sopra ao pé do ouvido
Menções honrosas
A tudo o que a ela se curvar

E ouvindo-a transcrevo versos
Sem parar!
Em busca de paz
De uma paz que fale de conflitos

E já a voz sendo poema escrito
Soando um grito
Diz do mundo
Com o qual não quero compactuar!


2010 - 2011

 ***

BOM DIA MUNDO

Este mundo que eu vivo não é muito bom
porque é injusto, ingrato e mal.
Eu acho assim, se fosse bom, não ia ter lutas,
intrigas, desordens e etc...
Eu sei, Deus quis assim.
Como todos nós quisemos assim também.
Bom dia mundo, bom dia flores, bom dia arco-íris,
bom dia vida, bom dia céu e etc...
Vocês são meus lindos dias.
Bom dia mundo.


Márcia Maracajá Pessoa Pereira, 10 anos,
ao Suplemento Infantil do Diário de Pernambuco

***

Organizando meus documentos, há algumas semanas, encontrei Bom Dia Mundo, feito sem qualquer pretensão, um desabafo de minha infância, de meu olhar ingênuo. 

Uma amiga de mamãe, Maria José Queiroz, teve a delicadeza de enviá-lo ao Diário de Pernambuco para ser publicado no Suplemento Infantil no ano de 1988. Não sei se escrevi o texto ali, no trabalho de mamãe, aguardando o término de seu expediente, o que acontecia sempre que marcávamos para passeios e compras no centro do Recife. Lembro-me que nessas ocasiões confeccionava livrinhos, ilustrava-os, criava as narrativas e depois presenteava suas colegas da repartição. Saía feliz com os sorrisos pelos presentes dados. rs. Hoje Júlia faz o mesmo. Engraçado isso.

Na minha infância não havia planejado que na vida adulta viveria a escrever... Tampouco que lecionaria, mesmo tendo com frequência as brincadeiras em torno das atividades artísticas e vendo na figura da professora uma ligação de cuidado com o "mundo", sempre pensando na sua melhora. rs (Lembro-me agora de uma tira do Quino, da Mafalda observando o globo terrestre na cama, doente). 

Taí, um diálogo em dois tempos, presente e passado  falando das mesmas coisas: poesia e comprometimento.

 Bom dia mundo!

Um comentário:

Contribuições