sexta-feira, agosto 27, 2010

GARIMPO


São 04:36 da manhã. Estou certa de que hoje não volto mais a dormir. Acordei-me tem pouco mais de uma hora. E na cama, sem ter nada de produtivo para pensar, mergulhei neste mar infindo, vasculhando textos. Hábito que se tornou vício. Tentei garimpar terrenos que me oferececem um substrato que pudesse compartilhar com meus alunos. É, para quem não sabe sou educadora.Especificamente professora de Língua Portuguesa. Mas estas aulas que muitas vezes me tiram o sono não se tratam de Português. Não que eu já tenha os planos de aula de Português definidos, prontos, não dá pra trabalhar assim, não com o lado humano. Funciona como nas pesquisas estatísticas, sempre há margem, assim abarcamos outros assuntos, outras questões que escapam e nos tornam felizes nessas ocasiões, quando acontecem.

As aulas que me deixam insone, me transformam numa garimpeira, suada, descabelada, a um passo de uma histeria, são as aulas de P.D.(Programa Diversificado). E aí, tenho que usar de toda a minha criatividade. Primeiro porque não existe programa para esta disciplina, que é livre. E liberdade dá um trabalho danado. Segundo, as turmas cujas disciplinas desenvolvo são de adolescentes, sensibilíssimos, 7ªs séries. Para quem não lembra o perfil desses alunos é justamente da fase do aparecimento de pelos, da mudança da voz, das crises existenciais, do oscilamento no estado de humor (ou melhor, do permanente estado de humor inclinado PARA conflitos). É, é preciso coragem, energia, disposição, criatividade. E desde que iniciei este texto ainda não tive sequer um lampejo para o que irei abordar em nossa próxima aula. Daqui a menos de 4 horas.

Na aula anterior, bem me lembro, provoquei uma confusão na sala. A dinâmica, inspirada num texto que recebi pelas mãos de uma amiga, trabalhava preconceito e quebra de estereótipos. “A repovoação do planeta”. Então, eu reuni os alunos em grupos e lancei o desafio: “ O mundo está prestes a acabar e extinguir a raça humana. Só restaram 9 pessoas e você na Terra.Vocês têm de repovoar o planeta, mas dentre os candidatos da lista, só um será escolhido para procriar um ser saudável, para uma nova geração. Este ser será a esperança da perpetuação da espécie . Escolha o que julgar mais adequado para esta missão, e justifique a escolha e as negativas”. E quando os alunos viram a lista de candidatos, muita reclamação. Todos os que estão na lista, exceto a menina, podem ser homens ou mulheres, para que os grupos escolhessem com mais “liberdade”. Segue a lista:

1. Alcoolatra

2. Homossessual

3. Esquizofrênico

4. Psicopata

5. Garota de programa com DST-Sífilis

6. Drogada

7. Pedófilo

8. Portador de HIV

9. Garota adolescente tetraplégica, cega, muda e surda

Engraçado é que professores de outras salas chegaram a entrar para espiar o quadro depois que me retirei, quando a aula finalizou. Ao ler as justificativas dos alunos, pasmei. Esses adolescentes de hoje não são nada preconceituosos. Me supreendi com suas respostas. Então, a partir daí decidi que trabalharia Gênero e Diversidade nestas aulas.

São 05:12, daqui a pouco retomo a rotina da semana. Ainda bem que hoje é sexta-feira. Apesar de que amanhã também acordo cedo, se conseguir dormir.

(Paro para contemplar a paisagem da janela)

O dia raia, vagarosamente. Os pássaros piam, respeitosos, depois cantam, farfalham as folhas lá fora. Parece uma festa este momento, a sensação de merecimento de um novo instante. Aí vem a chuva e lava tudo!!! Um dia limpo, banhado para tomar fôlego e ter cara nova pra ser novo dia.

Ok. Já tenho o mote para a aula de hoje. Vida e Merecimento. Espero que a sala de vídeo esteja disponível. Quero que assistam  ao filme : “O Óleo de Lourenzo”. 05:30

Boa sexta-feira. Boa vida!

Vida boa, essa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições