quarta-feira, agosto 18, 2010

CORAÇÃO PASSADO A LIMPO


(...) Vou mandar passar meu coração a limpo. Há muitos, muitos anos que ele está todo embaralhado, confuso e incompreensível. Desde jovem nele fui escrevendo todas as emoções, amores, ódios, amizades, inquietações, amarguras e decepções. Está cheio de erratas, emendas, rasuras, retificações, chamadas e riscos. O que foi escrito um dia a tinta vermelha com um amor incomensurável e infinito, anos depois foi rasurado violentamente resultando daí um borrão horroroso. Amizades tiveram que ser retificadas:“digo, indiferença”; ambições inscritas em letras maiúsculas foram emendadas com ceticismo e desalento: “aliás, cansaço ou tédio”. Por cima de ódios velhos, registrados com letra já quase imperceptível, escrevi, mais tarde, mensagens de amor e de esperança.

Há palavras e frases traçadas em todos os sentidos, daí resultando às vezes equívocos tremendos, verdadeiros trocadilhos de sensações. Eu mesmo custo a decifrar o que quis dizer. E se já eu próprio não entendo meu coração, quem poderá entendê-lo? As palavras e os sentimentos amontoam-se e atropelam-se. Odes e pastorais misturam-se a fragmentos de romances, cânticos de doce lirismo estão entrelaçados a simples registros de “fait divers”. Onde ontem estava reproduzido a tinta azul o diálogo de Adão e Eva ou o idílio de Romeu e Julieta, é possível que hoje apenas se veja um trecho de discurso político ou a cópia do último orçamento municipal. Em compensação, por cima de um grave tratado de psicologia, transcrevi com emoção as quadrinhas ingênuas de uma ingênua serenata... Uma balbúrdia, um inferno!

Do jeito que vão as coisas, daqui a alguns anos meu coração será um imenso borrão de várias cores, que nenhum ser humano jamais decifrará. Vou mandar passar a limpo e tirar várias cópias, não muitas, que hei de distribuir pelas pessoas que eu amo e que me amam. Com índices remissivos e gráficos. É possível mesmo que inclua algumas ilustrações e dois ou três retratos. Você aceita uma cópia? (...)


Coração passado a limpo, de Luís Martins para o Estado de São Paulo in Aí vai meu coração – Cartas de Tarcila do Amaral e Anna Maria Martins a Luis Martins.

Um comentário:

  1. Bela poesia!!!! interessante, também passarei a limpo meu coração, farei copias... mais não entregarei, a duvida continua... sera que não sera preciso algum ajuste ou enganos amanha... ,



    ResponderExcluir

Contribuições