sábado, agosto 22, 2009

OS HOMENS NÃO AMAM

Foto de Antonio Lacerda/Efe
Os homens não amam porque sua racionalidade não lhes permite. Os homens não se solidarizam com os sentimentos de suas companheiras, suas mulheres, mães ou namoradas. Eles não os veem. Os homens importam-se em nos dar prazer no sexo, exclusivamente, por um ato de egocentrismo: é no gozo que autenticam a sua virilidade masculina.

Os homens não possuem intuição, nem sequer espiritualidade. Sua humanidade está no hábito da continuidade de sua prática de vida social. Se se mantém como administrador dos amigos, está ao lado no sofrimento. Se articulador, organiza festas, reune pessoas, mas não sente, aprenda isso, não sente amor pelos demais...muito menos pelas mulheres.

Eles não sabem, nem nunca saberão o que é a vida dentro de uma mulher, o valor que isso encerra ou eterniza. O homem não sabe o que é estar ao lado incondicionalmente. Não valoriza a noite insone da mãe que acompanha o filho, ou um parente ou amigo próximo. Foge à sua compreensão que sexo não consola, não preenche, e que um abraço vale o suficiente para perdoar qualquer mágoa.

Os homens são artigos dispensáveis hoje em dia, e não de luxo. E as mulheres precisam, apenas, do essencial. Nem do marombeiro, nem do encanador, nem do pintor, nem do carregador, nem do gentleman, nem do professor, nem do poeta, nem do entregador de pizza!

***
Tão perseguidos e estereotipados quanto as mulheres, aos homens é negado o sentimento do amor, e, até os mais sensíveis são taxados e tomados por icebergs, porque fogem ao padrão caliente do homem latino, que arrebata a mulher com um beijo após ouvi-la numa queixa, num desabafo, ou numa súplica de manutenção de uma relação fracassada.

Há homens que choram, de verdade, e não pelo time de futebol que perdeu a partida, ou a copa do mundo. Eu já vi. E há os que encenam... também tive a oportunidade de conhecê-los. Mas, com lágrimas ou sem lágrimas, pois cabe a cada um o direto de sentir e se expressar da forma que são, e como puderem; os homens são pessoas, e não devemos cair no determinismo biológico de creditar ao homem e à mulher o papel de macho e fêmea, o cumprimento da reprodução, da procriação. A diversidade existe, e há mulheres tão desligadas do mundo emocional, quanto qualquer homem.

As pessoas são o que se determinam ser, são para o que trabalham, são essência, e a essa parte credito o melhor do outro, não pela sua anatomia, mas pela sua verdade absoluta. Homem ou Mulher.
Homens amam, homens choram, e homens podem, também, gostar de cumprir papéis femininos e reservarem os beijos e os gestos acalorados às quatro paredes, no escuro.

***
MASCULINO E FEMININO
(Baby Consuelo, Didi Gomes e Pepeu Gomes)

Ser um homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deus é menina e menino
Sou masculino e feminino

Olhei tudo que aprendi
E um belo dia eu vi

Que ser um homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deus é menina e menino
Sou masculino e feminino

Olhei tudo que aprendi
Que um belo dia eu vi

E vem de lá o meu sentimento de ser
Meu coração mensageiro vem me dizer

Salve, salve a alegria
A pureza e a fantasia
Vou assim todo o tempo
Vivendo e aprendendo

Um comentário:

  1. Sou uma transsexual brasileira, vivo pelo mundo, agora estou na itália, mas sempre leio blogs brasileiros, hoje encontrei o seu, amo seus textos MÁRCIA, escrevo textos eróticos, e embora pareça estranho , me inspiro muito na sua visão sobre as coisas , te adoro! beijos da CHELSEA

    ResponderExcluir

Contribuições